Redução da taxa de esforço no crédito à habitação

Redução da taxa de esforço no crédito à habitação

O Banco de Portugal vai proceder a uma redução da taxa de esforço no crédito à habitação, o que vai aumentar a possibilidade de aprovação de crédito e de comprar casa, a partir de outubro 2023.

O Banco de Portugal vai proceder a um alivio nas regras do crédito à habitação, com a redução da taxa de esforço (ou de stress) dos créditos à habitação associados às taxas Euribor.

A taxa de esforço atual situa-se nos 3% em créditos de duração superior a 10 anos. Com esta redução vai passar a 1,5%, o que pode significar um aumento de aproximadamente 18,5% de empréstimos.

Nos casos de crédito à habitação até os períodos de 5 anos e de 10 anos, os valores passaram de 1% para 0,5% e de 2% para 1%.

O anúncio da redução das taxas de esforço no crédito à habitação foi inicialmente realizado pelo governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, a 4 de outubro de 2023, durante a apresentação do Boletim Económico de outubro em Lisboa.

O Banco de Portugal teve a recomendação da redução da taxa de esforço ao crédito à habitação entre os dias 9 de agosto e 21 de setembro.

A taxa de esforço é a percentagem do rendimento total do agregado familiar usada para liquidar as prestações de créditos, ela traduz a capacidade do orçamento suportar determinado valor de crédito mensal.

Para calcular a taxa de esforço consideram-se todas as prestações com créditos. Alguns exemplos são:

  • Crédito habitação;
  • Crédito automóvel;
  • Crédito pessoal;
  • Despesas com cartões de crédito;
  • Outros empréstimos contraídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *